submission, wrestling, jiu-jítsu, grappling e mais
 

24 de maio de 2025

Textual description of firstImageUrl

Do You Even Jitsu?



Você pelo menos pratica Jiu-Jítsu? Confira como é quando um lutador com poucas semanas de aula enfrenta um cara sem qualquer experiência!
Tenho pensando bastante a respeito de voltar a praticar Jiu-Jítsu como antigamente. Eu nunca fiz tantas aulas quanto eu gostaria, mas o pouco de prática que tive melhorou absurdamente minhas habilidades em lutas, pois me permitiu aprender ao menos o básico e ter alguma noção sobre artes marciais.

Eu lembro de ter marcado algumas lutinhas contra caras aleatórios na Internet já depois de adulto, após muito tempo sem fazer esse tipo de coisa. Isso foi antes de ter minhas primeiras aulas de BJJ. E cara, como eu lutava malzão. Por mais que eu já fosse bem viciado em lutinha, tendo assistido há várias horas de grappling na Internet e na TV, quando a coisa era lutar na real, eu mal conseguia fazer meu adversário submeter. Lembro de ter ficado mais de meia hora pra conseguir finalmente finalizar um amigo que era simplesmente baixinho e magrelo, de porte nada atlético, e igualmente sem noção em artes marciais.

Então, já com quase 30 anos eu comecei a fazer minhas primeiras aulas, e a dinâmica de nossos confrontos mudou radicalmente. Eu agora conseguia vencê-lo com tanta facilidade, que chegava a ser chato. E tudo isso sendo um simples iniciante, aprendendo a dar os primeiros "passos" no Jiu-Jítsu. A diferença que o jiu consegue fazer, mesmo após um pequeno número de aulas é imensa, e entre um faixa branca qualquer e um cara que nunca lutou na vida, eu aposto tudo no jiujiteiro.

Esses dias estava conversando com alguns dos contatos que fiz no site MeetFighters ao longo de todos esses anos. Alguns deles, como o Tiago, do antigo blog Wrestling-Guys, que nunca havia treinado nada, hoje é um competidor sério de Jiu-Jítsu, com vários campeonatos no currículo. O Rods e outros tantos já estão na faixa azul ou até já pegaram a faixa roxa. E outros caras que nunca haviam lutado também já estão por aí amassando seus kimonos com os colegas na academia.

Se após apenas algumas aulas de Jiu um cara já pode se transformar, imagine o trabalho que eu teria hoje em dia enfrentando jiujiteiros graduados no mano-a-mano? E para alguém tão competitivo quanto eu é quase uma questão de honra querer estar ao menos preparado para enfrentar lutas difíceis no futuro, afinal só eu sei como é passar constrangimento encarando homens muito melhores no tatame, tendo sido derrotado duramente algumas vezes por lutadores que eu realmente acreditava que conseguiria enfrentar de igual pra igual.

Mas é claro que ninguém em sã consciência começaria a treinar jiu apenas para poder conseguir ter lutas competitivas com os amigos. As aulas da arte marcial podem ser uma alternativa àquelas horas chatas, porém tão necessárias de musculação e corrida que às vezes precisamos praticar para manter a saúde em dia. E o melhor de tudo, você sempre pode acabar matando um pouquinho a vontade de lutar, já que hoje em dia é cada vez menor o número de opções lutáveis que temos no nosso círculo de pessoas. E embora nada substitua ter um parceiro legal para brincar de luta à vontade em casa, ao menos quebrar o pau na academia de jiu é um pouco melhor do que simplesmente nada.

Separei hoje um vídeo que mostra bem a diferênça que o Jiu pode fazer nas capacidades de combate de desafiante de lutinha. Aqui o cara com apenas "2 meses e meio" de aula se embolou com o amigo inexperiente numa luta de submission competitiva. Talvez outros aspectos podem ter influenciado o resultado, como a capacidade física do nosso faixa-branca de short cor de vinho, mas não duvido que o resultado tivesse sido o inverso fosse ele o inexperiente e o cara de short azul o jiujiteiro. Confira o vídeo e aproveite. E aí, você pensa em praticar BJJ também? Já pratica? Você faz ou já fez ao menos alguma luta? Conte aí para a gente.


2 Comentários - Participe

Comente sem precisar logar, ou use seu perfil do Blogger. Clique aqui para ver  

  1. Gostei do vídeo. Mas o de short vinho finalizava a luta rápido demais, ele poderia ter curtido mais o golpe. Kkkk. E sim, eu como iniciante posso confirmar. Poucas aulas já faz vc melhorar e muito em comparação com quem nunca lutou e da pra vc dar trabalho pra quem é graduado.

    ResponderExcluir
  2. O de short vinho mesmo sem experiência destruiria o outro. Olha o físico do cara.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário